quarta-feira, 15 de julho de 2009

o problema dos olhos azuis

Olhos Azuis, o problema de lógica mais difícil do mundo

Posted in Lógica by elcio on the September 26th, 2007

O autor entitulou o problema como “o mais difícil do mundo”. Eu não achei tão difícil assim, mas é realmente bastante difícil: Blue Eyes. Traduzindo e resumindo:

Um grupo de pessoas com olhos de diferentes cores mora numa ilha. Eles são perfeitos em seu pensamento lógico — se uma conclusão pode ser deduzida logicamente, eles o farão instantaneamente. Ninguém sabe a cor de seus próprios olhos. Toda noite, à meia-noite, uma balsa pára na ilha. Se qualquer um descobrir a cor de seus próprios olhos, ele deve deixar a ilha na mesma noite. Todos podem ver qualquer um o tempo todo e mantêem a contagem do número de pessoas que eles vêem com cada cor dos olhos (excluindo a si próprios), mas eles não podem se comunicar. Todo mundo na ilha conhece as regras deste parágrafo.

Nessa ilha há 100 pessoas de olhos azuis, 100 de olhos castanhos e a Guru (ela tem olhos verder). Então, cada pessoa de olhos azuis pode ver 100 pessoas de olhos castanhos e 99 de olhos azuis (e uma de olhos verdes), mas isso não lhe diz a cor de seus próprios olhos; tanto quanto ele sabe os totais podem ser 101 castanhos e 99 azuis. Ou 100 castanhos, 99 azuis, e ele pode ter olhos vermelhos.

A Guru pode falar apenas uma vez (digamos, ao meio-dia), e um único dia em todos os seus anos sem fim na ilha. Em pé em frente aos habitantes da ilha, ela diz:

“Eu posso ver alguém que tem olhos azuis.”

Um comentário: