quarta-feira, 15 de julho de 2009

Por que às vezes os olhos têm cores diferentes?

Segundo o oftalmologista Luis Francisco Botene Chotgues, do Hospital São Lucas, ligado à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), esta característica ocular é muito rara e curiosa e pode ocorrer por causa da variação da concentração de melanina no epitélio pigmentar da íris (parte mais visível e colorida do olho).

O efeito genético costuma a ser benigno, sem maiores complicações, podendo prejudicar apenas a questão estética. No entanto, Chotgues diz que algumas doenças, como a heterocromia, provocam uma perda progressiva na tonalidade do olho com o decorrer do tempo, extinguindo a pigmentação na íris.

"Ao longo da vida, a íris pode se despigmentar e este processo poderia gerar problemas sérios como a catarata e o aumento da pressão intraocular", destacou.

Para o oftalmologista, a despigmentação não ocorre naturalmente ao longo dos anos. "O efeito é provocado apenas por doenças, portanto, as pessoas que nasceram com um olho de cada cor não têm problema visual. A íris tem uma proteção suficiente para manter a visão normal", completou.

Não há tratamento para a diferença de cor entre os olhos e a única coisa a ser feita, se a pessoa não gostar de sua própria aparência, é utilizar lentes coloridas para igualar o pigmento. Mas a mudança de pigmentação dos olhos em adultos deve ser comunicada a um médico, já que pode estar associada à doença que necessite de tratamento.

2 comentários: